:: Atualizado quase que Diariamente ::

terça-feira, 31 de agosto de 2010

O Caso do Rato na Mesa

Restaurantes do Shopping Tijuca têm mercadorias apreendidas 
(O Globo 31/08/2010)

RIO - Em uma operação surpresa no Shopping Tijuca, na Avenida Maracanã, policiais da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon) autuaram cinco dos 20 estabelecimentos de alimentação que funcionam na área de restaurantes do shopping. As lojas Grande Muralha, Viena, Doce Delícia, Montana Grill e Camarão e Cia tiveram mercadorias apreendidas pelos policiais com validade vencida ou falta de especificação das datas.

Os cinco gerentes das lojas foram prestar depoimento na Decon, que fica na Gávea. Já os proprietários serão indiciados no artigo 7, IX, da Lei 8137/90 (vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo), com pena de dois a cinco anos ou multa.

Delegado: operação foi causada por queda de um rato na mesa do almoço

Foi por causa de um rato, que caiu numa mesa com clientes, durante almoço na praça de alimentação do shopping, que a Decon decidiu fazer a operação.

- Decidimos fazer hoje por causa do caso do rato e das denúncias de que o shopping está cheio de ratos. Visitamos todos os restaurante e autuamos cinco deles. Em alguns, a cozinha estava impraticável. Além disso, temos reclamações destes cinco restaurantes - disse o delegado Carlos Augusto Nogueira, titular da delegacia.

Uma cliente que estava na praça de alimentação esclareceu que, na noite de segunda-feira, esteve no Restaurante Grande Muralha e deixou tudo no prato.

- Estava com cheiro e sabor ruim. Estava ruim demais, deixei tudo - disse a jornalista, que preferiu não se identificar.

A operação chamou a atenção dos frequentadores do shopping que estavam na praça de alimentação. Alguns deles ficaram revoltados com os estabelecimentos comerciais.

À tarde, a assessoria de imprensa do Shopping Tijuca informou em nota que "a responsabilidade pela operação e cumprimento das normas legais é de inteira responsabilidade de cada lojista. Ainda assim, permanentemente acompanha e orienta seus lojistas a cumprirem as normas vigentes na relação com os consumidores, promovendo inclusive palestras e workshops apresentados por profissionais da área de saúde e vigilância sanitária. Por outro lado, periodicamente, e em conformidade com o protocolo existente, realiza ações de combate e controle de vetores". Declara ainda que a ação da Decon teve "total apoio" do shopping, já que "acima de qualquer coisa deve ser preservada a saúde e o bem estar dos consumidores".

Supermercado foi multado na semana passada
Na semana passada, o supermercado Sendas, no Leblon, foi multado em R$ 2 mil, após agentes da Subprefeitura da Zona Sul e da Vigilância Sanitária encontrarem diversas irregularidades, como produtos fora da validade e armazenados abaixo da temperatura adequada. Também foram encontradas pequenas baratas no forro onde estavam expostas algumas frutas.

..................................

Por essas e outras, que eu odeio comer na rua. Pena, que nem sempre dá pra manter a comidinha de casa. 

O pior é que os supermercados também andam num nojo só. Tá difícil!

(Eu faço feira pra não precisar comprar frutas, legumes e peixe no mercado. E já venho há algum tempo com vontade de voltar a comprar carne no açougue e frango no aviário. Vai acabar ficando mais caro e dando mais trabalho, mas as carnes do mercado estão muito estranhas...) 

Saudade de tempos onde a vida não era tão prática, tão embalada, tão congelada, tão cheia de química. Saudade de tempos onde a vida era mais limpinha, mais saudável. Tempos que não voltam mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário