:: Atualizado quase que Diariamente ::

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Igual Desigual - Carlos Drummond de Andrade



Igual Desigual

Eu desconfiava: 
todas as histórias em quadrinho são iguais. 
Todos os filmes norte-americanos são iguais. 
Todos os filmes de todos os países são iguais. 
Todos os best-sellers são iguais 
Todos os campeonatos nacionais e internacionais de futebol são iguais. 
Todos os partidos políticos são iguais. 
Todas as mulheres que andam na moda são iguais. 
Todos os sonetos, gazéis, virelais, sextinas e rondós são iguais 
e todos, todos os poemas em verso livre são enfadonhamente iguais. 

Todas as guerras do mundo são iguais. 
Todas as fomes são iguais. 
Todos os amores, iguais iguais iguais. 
Iguais todos os rompimentos. 
A morte é igualíssima. 
Todas as criações da natureza são iguais. 
Todas as acções, cruéis, piedosas ou indiferentes, são iguais. 
Contudo, o homem não é igual a nenhum outro homem, bicho ou coisa.                                                             

Ninguém é igual a ninguém. 
Todo o ser humano é um estranho ímpar. 

(Carlos Drummond de Andrade, "A Paixão Medida")
...............................................


Eis uma das coisas mais incríveis que existe na vida: 
a permissão de sermos únicos diante de tantos.
É sempre um desafio lidarmos com nossas diferenças, eu sei.
Mas que desafio rico, este de saber que o outro é um universo particular com tantos atributos a serem conhecidos e explorados! Fomos todos feitos a imagem e semelhança do Pai, o que torna Deus ainda mais intrigante em sua complexidade. Somos quantos hoje no mundo? Bilhões? Talvez trilhões? Isso me faz pensar em como o Criador é Grande, Eterno e Criativo. 
Cada vez me distancio mais de processos de educação e doutrinamento em massa. Pra mim, a massa é burra. Não pensa. E por isso é manipulável. Sou a favor das expressões individuais, pessoais; das experiências e vivências que só eu e você como individuos podemos oferecer ao mundo. Acrescentado-o. Eu nasci de um sonho, um amor, um propósito muito específico, que só eu posso realizar. Se eu não o fizer outro o fará, mas com certeza de maneira diferente da que eu faria. Somos ricos e especiais exatamente por sermos únicos. A bíblia diz que a criação geme até agora com dores de parto à espera da manifestação dos filhos de Deus. Existe algo no mundo que só eu posso fazer. Existe algo no mundo que só você pode fazer. Já encontrei algum espaço "meu" neste processo. Confesso que ainda sinto que tem mais, muito mais. Mais a ser descoberto, mais a ser feito e acrescentado. Sigo nesta busca, sempre: em me conhecer, entender e aceitar, usando minha vitalidade e meu diferencial em contribuição à sociedade em que estou inserida.
Torço pra que você também o faça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário