:: Atualizado quase que Diariamente ::

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Não ter Coragem é Bom?


Coragem é uma virtude. Mas pode ser usada tanto pro mal como para o bem. Uma mãe é corajosa ao defender sua cria; um bombeiro é corajoso no resgate de uma vida; um homem é corajoso ao enfrentar todos os dias seu trabalho árduo sem esmorecer. Porém, um assassino também é corajoso, um psicopata também; um terrorista é corajoso. E acredite, eu não os admiro. 

O corajoso pode ser opressor e neste caso, a melhor resposta nem sempre é virar a mesa. As vezes sim. As vezes não. Têm horas que calar é mais prudente, mesmo não sendo o mais confortável. A sabedoria vence a ignorância. O silêncio, a gritaria. Assim como o perdão vence a ofensa.

(digo sabedoria, porque até mesmo a inteligência pode ser usada para o bem ou para o mal; a sabedoria, pra mim, é o lado bom da inteligência)

Vivemos num mundo de nervos à flor da pele. Precisamos pensar se realmente devemos reagir a todas as provocações que sofremos durante o dia. As reais e as que acreditamos serem reais (fruto de nossos elementos psíquicos internos). Não estou valorizando a passividade do oprimido. Eu jamais faria isso. Precisamos ser respeitados e, muitas vezes a única maneira é nos fazendo respeitar. Só acho que precisamos pensar se estamos canalizando nossas energias corajosas pro lugar certo e de forma a não propagar mais violência à sociedade.

Tenho pensado nisso. E respirado fundo (contando até mil! rs).
(quem conhece os estragos que meus impulsos nervosos causam, tem idéia de como isto é difícil pra mim; mas necessário)

P.S.: Observem a expressão de tensão do cachorrinho. Hilário! (rs). Eis a verdadeira definição da palavra "tenso" (rs).


Bom dia!
Beijo

Nenhum comentário:

Postar um comentário