:: Atualizado quase que Diariamente ::

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Vida Breve


Hoje a tarde entrei numa cafeteria e pedi meu tradicional capuccino com pães de queijo. Peguei um desses sachês de açúcar UNIÃO e me chamaram a atenção as mensagens escritas atrás dos envelopes: "Viva momentos de União: Invente menos problemas/ Abrace mais amigos/ Diga menos não/ Ria mais de si mesmo".  

Exatamente o que tenho adotado pra minha vida nos últimos tempos.

Passei um bom pedaço do ano de 2009 acompanhando pessoas incríveis e muitíssimo queridas passando perrengue em hospitais. Muitas se foram.

Ficaram a saudade, o vazio e o legado: lembranças de momentos vividos, aprendizados, heranças genéticas...  e só. A verdade é que tudo o que se contrói aqui, por aqui fica. Nada se leva. E o que de material fica , se desfaz. Não nos representa como andarilhos que um dia fomos neste mundo, nesta vida breve. Somos reconstruídos e reafirmados nas recordações que os outros fazem de nós. Uma história aqui, algumas fotos ali... vão colando-se os pedaços de nós mesmos, as marcas que deixamos em muitos. Na nossa ausência somos relidos, refeitos, relembrados, revividos... da maneira que ficamos no coração e na memória do outro. E é só isso que permanece. Absolutamente.

A vida é breve. Eu e você temos prazo de validade. 
Aprendi em hospitais, cultos fúnebres e cemitérios, exatamente isto: a vida é breve; o vazio que fica é irremediável; o dinheiro é moeda de troca que não vale pra todo e qualquer lugar e nem pra toda e qualquer situação; uma casa permanece viva pelo o que ali foi vivido e não por sua estrutura ferrosa; pessoas boas adoecem e morrem; a maior herança está naquilo que não se pode ver ou pegar; esquentar a cabeça com tudo não leva a nada; brigas não levam a nada; perdoar é melhor do que seguir pesado e não fazê-lo adoece; o destino de todos os homens é igual; todos viemos da fralda e todos para lá voltaremos.

Um grande e caloroso abraço.
Paz com todos,

2 comentários:

  1. ôpa , tô nessa...
    hospital ???isso me lembra uma pessoa carregando um cachorrinho apelidado por sua prima, se é que me entende , meu anjo
    Eu agora tô assim tb , tentando viver leve, caminhando trinta minutos por dia, comendo muito grão de bico, pois disseram que melhora o humor kkkk, ja to ate bicuda kkkkkk e rindo à toa , não é que melhora mesmo o humor kkkkk.
    Não tentarei mais fazer do outro minha imagem e semelhança, se sou boa, generosa, amiga , tomar que atraia gente boa , mas que cada um decida sua trajetória. por vezes,nos magoamos, mas vou tentando agregar o maior numero de pessoas do bem , de bem com a vida e com os outros . Vc é assim , um anjo pra mim , vc menina doce , amiga , madura, chatinha, perfeccionista, sensata, inteligente, especial
    bjao nega
    eu amo vc !!!!

    ResponderExcluir
  2. "...meu tradicional capuccino com pães de queijo." Muito chique essa menina!
    É amiga, se tem uma coisa na vida que podia ser diferente é essa questão da validade que vc, com esse texto belíssimo, nos fez refletir.
    Com tantas perdas que sofremos desde que nascemos e por mais paradoxal que seja, é possível que ganhemos mais quando perdemos.
    Bjsss

    ResponderExcluir