:: Atualizado quase que Diariamente ::

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Chuck Berry - A Lenda

Fica a dica...


(Chuck Berry)

Única apresentação, nesta quarta-feira, dia 12, no Vivo Rio.
...............
“O Pai do Rock”
Gênio da guitarra e um dos pais do rock faz única apresentação no Vivo Rio

Charles Edward Anderson Berry, mais conhecido como Chuck Berry, dispensa apresentações. Mas, para os desavisados, algumas informações podem ilustrar a importância deste guitarrista para a música mundial. Ícone que estabeleceu o rock como uma forma musical e uniu o mundo dos negros e brancos na música, influenciou Elvis Presley, The Beatles, Rolling Stones e Eric Clapton, que chegou a declarar que “se não fosse Chuck Berry, jamais teria pegado em uma guitarra”.

Sua maneira inconfundível de tocar imortalizou hits como: "Johnny B. Goode" (1958), "Roll Over Beethoven" (l956) e "Sweet Little Sixteen" (1958), que obrigatoriamente constam em seu set list para o delírio geral do público, que ainda aplaude sua performance particular no palco, com o músico gesticulando, correndo e fazendo o seu clássico "duck-walk". Por essa razão, sua música atravessa gerações.

Chuck Berry
Charles Edward Anderson Berry é um dos precursores do rock and roll e um de seu maiores representantes. Ainda criança se iniciou na música, em corais evangélicos, levado pelo pai que era pastor protestante. Aos 14 anos teve seu primeiro contato com uma guitarra, pouco antes de passar uma temporada em um reformatório, por furto.

Ao ficar livre, Berry havia se desinteressado pela música e trabalhou alguns anos em uma fábrica de automóveis. Por pouco não se tornou cabeleireiro. Apenas em 1946 voltou a tocar. Em 1952 tocava profissionalmente em uma banda de estilo blues-country. À medida em que se destacava como atração principal dos palcos onde se apresentava, o nome do grupo foi mudado para Chuck Berry Combo. Participavam da banda Eddie Hardy (baterista) e Johnnie Johnson (o homenageado oficial da música Johnny B. Goode) e a quem Berry chamada de "o melhor pianista".

Em 1955 iniciou sua carreira na Chess Records em Chicago. Gravou (com Willie Dixon no piano) duas músicas: "Ida May" (mais tarde regravada como "Maybellene") e "Wee Wee Hours". O single chegou ao quinto lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos. Menos de um ano depois, Berry já vendia mais discos que todo o staff da gravadora. Misturando o country e o blues com narrativas sobre o cotidiano da juventude, o amor e carros velozes, estourou naquele mesmo ano com "Maybellene".

Em 1986 tornou-se um membro inaugural do Hall da Fama do rock and roll. Sua autobiografia foi publicada em 1988.

Classificação 16 anos. Menores de 16 anos somente acompanhados do responsável legal.
...............

Local: Vivo Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo
Rio de Janeiro - RJ 
Horário: 21:30h

Nenhum comentário:

Postar um comentário