:: Atualizado quase que Diariamente ::

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O Individuo, o Humano e a Sociedade 2

(Laranja mecânica - 1971)

Ainda sobre a origem da maldade no homem...

Segundo Rosseau* o homem é essencialmente bom. A sociedade que o corrompe. Gostei. Mas ainda não me foi satisfatório. Daí assistindo o filme "laranja mecânica" de  Kubrick pensei que uma das caracteristicas mais importantes do homem é o poder de escolha.  Na verdade, nem o proprio Deus nos privou disto: Escolher. Entre o bem e o mal. Independente das "más pulsões" que gritam dentro de nós, essencialmente, ou geradas pela sociedade. Sempre nos resta a escolha. E a responsabilidade desta. 

Não escolher, não é bom. 

A bondade vem de dentro. Não se "engole". E a maldade não se cura, sem reflexão, arrependimento e metanóia. Então pensando em Rosseau, na "laranja mecânica" e no Gênesis, posso dizer que o bem e o mal estão sempre a disposição do homem, e cabe a ele a escolha. Sempre. Desde sempre e para sempre.

Só existe o mal, porque existe o bem. E honestamente, precisamos que ele continue existindo. Ele nos exorcisa. Diminui nossas angustias interiores. Identificar o mal é bom pra sociedade, porque parametriza o bem. "Isto é o mal e eu não o exerço, portanto sou uma pessoa de bem." 

(Eita assunto pra ser questionado, debatido, e nunca esgotado!)

Entendendo que o que move o mundo são as perguntas e não as respostas e parafraseando Clarice Lispector ("quando eu não tiver mais perguntas, eu paro de escrever"), fico por aqui... por enquanto...

Um grande abraço e Boa semana.


Jean-Jacques Rousseau: Nascido em Genebra (28 de Junho de 1712), foi um filósofo genebrino, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês e também um precursor do Romantismo. Defendia que todos os homens nascem livres, e que a liberdade faz parte da natureza do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário