:: Atualizado quase que Diariamente ::

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Porque há o direito ao grito. Então eu grito!


Colocando as coisas no lugar...

*Compete à União: planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas, especialmente as secas e as inundações; instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos.

*Compete aos Municípios: promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano.

*Defesa Civil:  É um conjunto de ações preventivas, preparativas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas  coordenadas e realizadas pela Prefeitura, destinadas a evitar os efeitos dos desastres provocados pela natureza e pelo homem, garantir a segurança, a tranquilidade das pessoas e das comunidades em situações de perigo e risco. 

A Defesa Civil está sob a responsabilidade da Prefeitura. É um braço da Prefeitura, no município. "São de responsabilidade única do Prefeito a criação e implementação da  Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). O Prefeito é o responsável legal pela defesa efetiva de sua comunidade contra as calamidades e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é o órgão da Prefeitura que irá implementar as ações de Defesa Civil." 

Emergência e desastre são completamente diferentes de Falta de Planejamento Urbano e Habitacional. O solo urbano é responsabilidade da prefeitura. O Panejamento Urbano também.

"Ahhh! Tirar o lixo e tratar o solo pode levar muito tempo... vamos jogar logo um concreto, pavimentar essas ruas, registrar as casas na prefeitura (IPTU), viabilizar energia elétrica (AMPLA), gás (CEG) e água encanada (CEDAE). Vamos fazer uma escola também. E um parquinho. E uma parceria com a Rede Globo pra disponibilizarmos internet grátis pra todo mundo e uma unidade do Criança Esperança, com cursos de grafite, circo, teatro, música, informática... não podemos esquecer de colocar uma placa na entrada da comunidade falando das melhorias que trouxemos. Porque nós somos bons. E muito responsáveis. E cuidamos do 'social'." 

E agora? Quem paga a conta? 
Deus? A chuva? A pobrada? Os mortos?
Desastre?! Será?!

Podiam colocar o seguinte letreiro na entrada da favela do Bumba...
"Causa mortis: Desastre causado por total falta de responsabilidade das autoridades municipais."

Dorme com um barulho desses, Jorge Silveira!

(Sem ignorar a negligência dos governos federal e estadual, pelo não-planejamento e absoluta falta de direção, para um ordenado desenvolvimento urbano).

Ridículo! Tudo! O discurso decorado do Eduardo Paes. A cara de "nada" do Jorge Roberto Silveira, que daria tudo pra enfiá-la naquele lixo e sumir do mapa. O sonso do Sergio Cabral. A falta de agilidade dos secretários de estado e da Defesa Civil (falando em defesa civil, eles podem até ser guerreiros, mas são lentos! Guerreiros lentos! Mal treinados e muito pior equipados. Completamente despreparados). 
Ridícula a falta de um Plano de Emergência num caso como este (não se via policiais nas ruas, nem a guarda municipal pra orientar o trânsito. Uma cidade abandonada). 

Ridículo! Tudo!

E triste...
Muito triste.

Fonte: Constituição Federal de 1988; Sitio da Subsecretaria de defesa civil do estado do Rio de Janeiro (http://www.defesacivil.rj.gov.br)







3 comentários:

  1. "...Os irresponsáveis são até abraçados por político em campanha. Eles só esperam as águas baixarem e as notícias sumirem. Até outra tragédia em que a culpa é dos mortos..."
    Jabour

    ResponderExcluir
  2. Passe adiante
    Niterói não é só o Morro do Bumba ou o 340.
    Os olhos dos políticos estão lá para fazerem suas campanhas.
    Tem muita gente morta, soterrada, desabrigada e em estado de pura tristeza no Fonseca; Morro do Castro, Vila Oliveira, Morro do Boa Vista, morro do Juca Branco. No Beltrão a catástrofe é tremenda, no Caramujo o caos está instalado.Sem falar no Morro do EStado.Vamos gritar para que as autoridades olhem para estes lugares,afinal o sofrimento é grande e se nao fizermos isso cairá no esquecimento. ( de um morador de Niteroi)

    ResponderExcluir
  3. Armando Mathias Junior12 de abril de 2010 às 22:45

    Vivemos esperando
    Dias melhores
    Dias de paz, dias a mais
    Dias que não deixaremos
    Para trás
    Oh! Oh! Oh! Oh!...
    Vivemos esperando
    O dia em que
    Seremos melhores
    (Melhores! Melhores!)
    Melhores no amor
    Melhores na dor
    Melhores em tudo
    Oh! Oh! Oh!...
    Vivemos esperando
    O dia em que seremos
    Para sempre
    Vivemos esperando
    Oh! Oh! Oh!
    Dias melhores prá sempre
    Dias melhores prá sempre
    (Prá sempre!)...
    Vivemos esperando
    Dias melhores
    (Melhores! Melhores!)
    Dias de paz
    Dias a mais
    Dias que não deixaremos
    Para trás
    Oh! Oh! Oh!...
    Vivemos esperando
    O dia em que
    Seremos melhores
    (Melhores! Melhores!)
    Melhores no amor
    Melhores na dor
    Melhores em tudo
    Oh! Oh! Oh!...
    Vivemos esperando
    O dia em que seremos
    Para sempre
    Vivemos esperando
    Oh! Oh! Oh!...
    Dias melhores
    Prá sempre...(4x)
    Uh! Uh! Uh! Oh! Oh!
    Prá sempre!
    Sempre! Sempre! Sempre!...

    ResponderExcluir