:: Atualizado quase que Diariamente ::

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Voz no Ouvido

Você já sentiu aquele conforto gostoso ao receber a ligação de uma pessoa querida, no meio de um dia super estressante? Ouvir a voz é gostoso mesmo. Dizem que assim como uma imagem vale mais que mil palavras, um telefonema vale mais que mil e-mails. O timbre da voz carrega, em si mesmo, muitos significados e lembranças afetivas. E sendo de uma pessoa querida, a resposta é tão positiva que chega a interferir no nosso funcionamento orgânico. Tem algo de especial nisto. 
Dá uma olhada na matéria abaixo...

(o texto fala exclusivamente sobre maternidade, mas deve-se levar em consideração as investigações freudianas sobre o eterno desejo humano de religar-se com este primeiro amor, e as implicações disto em todas as nossas relações afetivas. acredite, vemos um pouco de maternidade em quase todas elas. podendo esta "voz no ouvido" ser atribuida à "voz" que chega mais perto deste amor perdido, no momento da  ligação) 
..............................

Voz materna acalma até por telefone
Em meio a uma tarefa estressante, receber um abraço da mãe pode ser tão relaxante quanto ouvi-la. 
Em meio a uma tarefa estressante, receber um abraço da mãe pode ser tão relaxante quanto ouvir a voz dela por telefone. Um estudo feito na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, mostrou que nas duas situações as voluntárias tiveram uma diminuição imediata da liberação do hormônio do estresse (cortisol) e um aumento também rápido da secreção da oxitocina, conhecida como o hormônio do amor ou do afeto. O mesmo não ocorreu quando a opção das participantes era assistir um a vídeo de 75 minutos com uma mensagem emocionalmente neutra enviada pela mãe.

No artigo publicado na Proceedings of the Royal Society B, os autores discutem os aspectos evolutivos que fazem a ligação afetiva tão importante para as mulheres em situação de estresse ou risco à vida. Nos homens a reação tende a ser de luta ou fuga. O que eles não imaginavam é que, em mulheres, um simples telefonema pudesse desencadear uma resposta tão intensa do hormônio oxitocina.

..............................

Sugestão: Amanhã começa a primavera, oficialmente. Tempo em que as flores se abrem, se apresentam à vida, mostram o que vinham cultivando, em beleza e cheiro, durante uma dura e fria estação anterior, o inverno. Inspire-se! Abra-se também! Mostre-se, suportando o ônus do julgamento dos olhos alheios. O bônus é sempre maior, acredite. Procure não se guardar tanto. É um desperdício. Tudo o que se chama vida, morre um dia. Deixe um legado. Apresente-se ao mundo. Contribua. Floresça. 

Beijo, me liga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário