:: Atualizado quase que Diariamente ::

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Como Criar Um Deliquente

Como Criar Um Deliquente
(Autor Desconhecido)

1- Comece na infância a dar ao seu filho tudo o que ele quiser, assim quando ele crescer ele acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que deseja.

2- Quando ele disser nomes feios, ache graça, isso o fará considerar-se importante e desconsiderar aos demais desde pequeno.

3- Nunca lhe dê orientação religiosa, espere até que tenha 21 anos e decida por si mesmo, a sociedade há de auxiliá-lo, mesmo que ele se torne um fanático e seja explorado financeiramente.

4- Apanhe tudo o que ele deixar jogado (roupas, livros, comida), faça tudo para que ele aprenda a jogar a responsabilidade dele sobre os outros.

5- Discuta com freqüência na frente dele, principalmente nos 7 primeiros anos, assim ele não ficará chocado quando o lar dele se desfizer mais tarde.

6- De-lhe todo o dinheiro que ele quiser, nunca o deixe ganhar seu próprio dinheiro, assim você o poupa de passar pelas mesmas dificuldades que você passou, mesmo quando ele acabar com todo o patrimônio dele.

7- Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida, conforto, afinal isto poderia acarretar frustrações prejudiciais, mesmo que ele fique obeso, com problemas na coluna, visuais, tendências homossexuais por hormônios na alimentação.

8- Tome o partido dele contra os vizinhos, professores, policiais, afinal ninguém tem o direito de educar seu filho, só a TV e a empregada.

9- Não o oriente quanto as amizades, mesmo que os parentes lhe avisem que parecem traficantes, e quando ele se meter em encrenca séria, dê a desculpa que nuca conseguiu dominá-lo.

10- Quando estiver em profundo desgosto com a vida, console-se, diga que é o seu destino e o dele, que Deus quis assim...
........................

Vivemos sob uma idéia (má idéia) de que a pobreza gera deliquencia. Ideia esta sustentada por uma midia comprometida em arrecadar milhões pra apresentar a solução à este problema social (vide Criança Esperança, Instituto Ressoar...). Não seja alienado! Acreditar que cada criança favelada é um bandido em potencial, é mentira. Já atuei intensamente em favelas através destes projetos sociais. Convivo com pessoas de classe média alta todos os dias. Tem gente boa e "espertalhões" em todos os lugares. A ideia de que um hiperconsumo de informação, superconforto, nenhuma privação na vida, resulte em individuos bem educados tb é mentirosa. Valores morais não dependem de valor monetário. Quero muito ser mãe. Tenho me planejado pra isso. Confesso que a responsabilidade pesa, as vezes, e desencoraja. Me assusta ver mães e pais colocando filhos no mundo e os criando de qualquer jeito. E eu não estou falando de filhos não planejados e nem de falta de dinheiro. Estou falando de valores não arrumados, mal firmados. Conheço pessoas que não planejaram a maternidade, tiveram filhos e abraçaram de imediato a responsabilidade de prepará-los pra vida com o que eles realmente precisariam carregar, que são os bons valores morais, éticos e religiosos (além de um bom estudo, é claro!). Conheço pessoas que planejaram, tiveram filhos, deram a eles TUDO o que o dinheiro poderia comprar em certa situação, mas os deixaram perdidos; vc olha pros filhos e não vê o coração dos pais (e nem o deles). Eu queria muito conseguir criar meus filhos de modo que vcs me vissem neles (mais do que na semelhança fisica). Quero ter tempo de educá-los, de estar com eles, de conviver. Quero não precisar compensar minha ausência com presentes fora de data e hora. Que eles tenham boas referências em casa. Que saiam pra vida preparados (eu disse preparados e não prontos). Que tenham um olhar doce sobre as coisas, sem deixar de criticá-las. Enfim, eu quero muitas outras coisas que não cabem à esta lista, mas acho um bom exercicio pensar onde quero chegar, pra conseguir planejar como fazê-lo. Eles não se criam sozinhos, acredite! rs. E nem estarão prontos por obra do acaso. Algo precisa ser feito e com certeza eu não vou negligenciar e nem terceirizar isto.

Sucesso a todos, nesta empreitada!
Beijo grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário